sábado, 19 de fevereiro de 2011

Adeus Blu-ray: nova mídia poderá armazenar 5TB

Blu-ray se despedindo? Como assim? Parece até brincadeira mais é verdade,mal foi lançado o Blu-ray já corre o risco de ser deixado de lado por uma nova mídia capaz de armazenar até 5TB.
Quando todos estávamos contentes com os benefícios dos discos de Blu-ray e já nos preparávamos para assistimos filmes em alta definição e com imagens tridimensionais, eis que um japonês decide transformar a mais avançada das mídias em algo obsoleto do dia para a noite.
Culpa de Shin-ichi Ohkoshi, químico da Universidade de Tóquio, que descobriu como armazenar 5 TB (terabytes) de dados, ou 5024GB, em um único disco. Lembrando que um Blu-ray de camada simples tem 25GB de capacidade e um de camada dupla possui 50GB.
Para conseguir esse impressionante número, Ohkoshi utilizou óxido de titânio para o “revestimento” dos discos. Segundo ele, outra grande vantagem desse óxido é o fato dele ser bem mais barato de ser produzido que o atual disco Blu-ray. O único senão fica por conta dos leitores atuais, agora defasados, já que não suportariam a leitura desse tipo de disco. Será que já vamos aposentar nosso Blu-ray player?
Fonte: Planet Tech

Nenhum comentário:

Postar um comentário